Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
21 de Maio de 2012, 00:23:53
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: Registe-se no NoFuturo

+  NoFuturo
|-+  Geral
| |-+  Ciência e Ambiente
| | |-+  Buracos negros!
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: Buracos negros!  (Lida 2932 vezes)
Gocho
Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« em: 11 de Setembro de 2005, 15:34:47 »

De todos os objectos exóticos no universo, nenhum gera mais excitação, temor, medo, e engano do que os buracos negros.

Buraco negro

Ilustração mostrando a deformação no espaço-tempo causada pelo Sol, por uma anã branca, estrela de nêutrons e por um buraco negro.

- O problema de entender buracos negros começa com o nome. Buracos negros não são necessariamente pretos nem são realmente buracos. “Preto” normalmente indica a ausência total de cor e é aplicado a buracos negros para significar a ausência total de luz emitida ou outra radiação.
Um buraco negro é um corpo celeste extremamente compacto, muito denso, com uma força gravítica tal, que captura tudo o que passa perto. Nem mesmo a luz escapa.

- Os buracos negros tem origem em estrelas massivas que devido à força da sua própria gravidade colapsaram.

- Os buracos negros não se vêem, mas podem ser detectados através do efeito que causam nos objectos no seu redor, como gases próximos e estrelas.

- É comum acreditar que buracos negros durarão para sempre, mas isto não é verdade. Eles desaparecem, mas ainda é um pouco complicado para mim explicar isso.

“Os Buracos Negros continuam a ter muitos mistérios por revelar. Mas, não há dúvida quanto à sua existência. Cabe ao homem e à ciência, aprofundar o seu conhecimento para um dia mais tarde saber como tirar partido dos mesmos. Saber se eles existem não basta. Há que tentar compreender a sua existência e tentar explicar os grandes mistérios por revelar do Universo.”

Existe muita para falar acerca dos buracos negros, só que iria passar aqui o resto das férias, no entanto penso que este pequeno apanhado vai esclarecer alguns… Tongue
Registado

img]http://portal.portugalfolding.com/dump/PortugalFoldingnb.jpg[/img]
metralha761
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 11 de Setembro de 2005, 21:48:03 »

A teoria do buraco negro, como indica, é uma teoria, provado ... não está provado. Pode é haver dados que são coerentes com a sua existencia.

Basicamente é proval algo q não existe.

Antigamente tb se pensava que a terra era plana ... e no final não era. Também pode acontecer o mesmo nos buracos negros.

Para mim é aceitavel que exista forças que atraiam td, incluindo a luz. Mas dai a tar provado ... é o mesmo que dizer q está provado que existe inteligência artificial para alem da do planeta Terra.

Mas é uma matéria fascinante Cheesy
Registado

ttp://www.ideiasinc.net <--- Depositem as vossas ideias.
Gocho
Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #2 em: 11 de Setembro de 2005, 22:01:57 »

Citação de: "metralha761"
A teoria do buraco negro, como indica, é uma teoria, provado ... não está provado. Pode é haver dados que são coerentes com a sua existencia.

Antigamente tb se pensava que a terra era plana ... e no final não era. Também pode acontecer o mesmo nos buracos negros.

Para mim é aceitavel que exista forças que atraiam td, incluindo a luz. Mas dai a tar provado ... é o mesmo que dizer q está provado que existe inteligência artificial para alem da do planeta Terra.

Não percebi mto bem o comentario. Mas os buracos negros não são teoria, são um facto. Se uma estrela tiver uma determinada massa, no fim da sua vida, dará origem a um buraco negro.
Os corpos celestes que derivam da morte de estrelas estão bem definidos, sendo o buraco negro um deles.
Mas realmente existem muitas coisas acerca dos bruracos negros que são pura teoria.
Registado

metralha761
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: 11 de Setembro de 2005, 22:06:54 »

Citação de: "Gocho"
Citação de: "metralha761"

Não percebi mto bem o comentario. Mas os buracos negros não são teoria, são um facto. Se uma estrela tiver uma determinada massa, no fim da sua vida, dará origem a um buraco negro.
Os corpos celestes que derivam da morte de estrelas estão bem definidos, sendo o buraco negro um deles.
Mas realmente existem muitas coisas acerca dos bruracos negros que são pura teoria.

Traz-me ai 100 Gr de buraco negro pa meter no aquario.

Não passa de teoria sim.
Registado

Gocho
Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2005, 22:16:27 »

Vou explicar novamente. Tongue
Um buraco negro é um corpo celeste (imagina uma estrela) com um força gravitica tão forte, que nem mesmo a luz consegue escapar, daí ser "negro", não se vê! Só alguns tipos são visiveis devido a emitirem radiação.
Registado

Gock
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #5 em: 12 de Setembro de 2005, 14:38:39 »

1º - Tudo na ciência é uma teoria. Não existe "factos provados", existem é teorias com bases mt fortes.

2º - A teoria dos buracos negros é uma teoria com bases mt fortes: tanto foi previsto pela teoria da relatividade, como já foram observados indirectamente, como está d acordo com outras teorias.

3º - Essa do "Traz-me ai 100 Gr de buraco negro (...)" foi um comentário bastante infeliz. Estas a dizer q o q n for observado/sentido/tocado n existe ou n pode ser provado? :roll:
Queres q eu te dê uma lista de teorias largamente aceites q tb n podem ser directamente observadas?
Registado
Gocho
Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2005, 15:03:15 »

Exacto!

Um Buraco Negro é constituído pelo:
-Próprio buraco negro.
-Horizonte de evento.
-Disco de acreção.
-Jactos de gás.

Destes são observaveis o disco de acreção e os jactos de gás. Logo é facíl deduzir a existencia do "próprio buraco negro".
O que se passa para lá do horizonte de evento de um buraco negro é um mistério. Ninguém sabe o que se passa quando um pedaço de matéria cai num buraco negro. Existem sim, teorias sobre isso, que são apoiadas por alguns factos.

Não se tem a certeza sobre o seu funcionamento, mas eles estão lá!
Registado

metralha761
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2005, 16:39:15 »

Citação de: "Gock"
1º - Tudo na ciência é uma teoria. Não existe "factos provados", existem é teorias com bases mt fortes.

2º - A teoria dos buracos negros é uma teoria com bases mt fortes: tanto foi previsto pela teoria da relatividade, como já foram observados indirectamente, como está d acordo com outras teorias.

3º - Essa do "Traz-me ai 100 Gr de buraco negro (...)" foi um comentário bastante infeliz. Estas a dizer q o q n for observado/sentido/tocado n existe ou n pode ser provado? :roll:
Queres q eu te dê uma lista de teorias largamente aceites q tb n podem ser directamente observadas?

Não, mas vcs é q não estão a perceber o q quero dizer.

Eu não acho q ainda se possa dizer q está completamente provado a sua existência.

Dei o exemplo de dizerem q a terra era plana, havia uma má interpretação do q se observava.

Como disse, é possivel q existam, mas é como afirmar q existe inteligencia e vida para além da da terra. É provavel q exista, mas não está provado.

E sim a ciência baseia-se mt no palpavel em mts coisas.

Eu sei como poderão ser formados os buracos negros, existem algumas teorias, mas tds se baseiam em um corpo q consegue "absorver" td q existe á sua volta.
Registado

stu3s
Mau Maria

Ver Perfil WWW
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2005, 16:22:53 »

Fisicamente é possivel compreender os buracos negros.
É tão fácil de compreender como acreditar que o homem consegue enviar objectos para o espaço! Aí toda a gente  acredita certo?

Ora bem existe uma força que atrai os objectos para o nucleo dos corpos celestes (dita força da gravidade) no entanto existe uma velocidade para a qual se tu lancares o objecto ele ja n volta da descer ... é a chamada velocidade de escape que na terra é de 40.000 km/h.

Nas estrelas acontece o mesmo ... os fotões da luz sao emitidos pq a sua velocidade (velocidade da luz) é muito superior à velocidade de escape da estrela. Mas agora imaginem uma estrela tão densa/compacta q a sua velocidade de escape seja superior à velocidade da luz? A luz não vai conseguir sair do seu campo gravítico.

Isto é mais fácil de perceber para quem ja estudou ou compreende a teoria da relatividade geral do einstein, q diz q a gravidade n é o resultado da massa do corpo mas sim uma propriedade geometrica, na qual os corpos devido à sua massa dobram o referencial espaço-tempo.

Nos buracos negros os corpos distorcem tanto o espaço-tempo q os raios de luz não conseguem escapar, limitando-se a seguir trajectórias aleatórias em torno do corpo.
Para um corpo escapar de um buraco negro teria de movimentar-se mais depresa q a velocidade da luz.

Finalmente, existem ja varios estudos feitos q provam a existencia de buracos negros. Ou melhor n provam, no entanto a fisica q temos ao nosso alcance assim o indica.
Eu prefiro pensar q é verdade, e esta é mesmo a unica forma de tu perceberes a fisica ... que é tudo menos uma ciência concreta.
Se n te consegues abstrair de determinados dogmas nunca vais conseguir estudar e compreender fisica.

Aconcelho quem gosta a ler algumas coisas sobre Stephen Hawking, por muito considerado o melhor fisico desde Einstein. Existe outra coisa q me fascina neste tipo ele é vitima de esclerose amiotrófica, basicamente esta enfiado numa cadeira de rodas e fala atraves de um compo...líciador ... n mexe nada, e no entanto tem feito a obra que todos reconhecem.
Stephen Hawking é o responsavel pela descoberta das famosas radiações Hawking, q são libertadas pelos buracos negros ... sao radiações termicas produzidas por efeitos quanticos ... mas afinal sempre sai alguma coisa dos buracos negros ... bem quem gosta da area tem milhares de artigos para ler sobre buracos negros ... eu estou farto de escrever Smiley
Registado
Gocho
Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #9 em: 2 de Novembro de 2005, 17:53:03 »

Citação de: "Gocho"
Mas os buracos negros não são teoria, são um facto. Se uma estrela tiver uma determinada massa, no fim da sua vida, dará origem a um buraco negro.

Afinal não é bem assim.... investigadores descobriram recentemente uma estrela de neutrões onde se esperava que existisse um buraco negro. Mais informações em: http://www.space.com/scienceastronomy/051102_neutron_star.html
Registado

pedro-kun
Colaborador Nofuturo
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #10 em: 28 de Novembro de 2005, 02:31:42 »

Citação de: "stu3s"
mas afinal sempre sai alguma coisa dos buracos negros

Exacto, tá provado k os buracos negros têm entropia, portanto, têm que ter temperatura e, consequentemente, brilhar/emitir radiações. Isto prova que eles não podem ser completamente pretos (apesar de serem as entidades mais escuras do universo) uma vez que têm que emitir alguma radiação...
Existem artigos sobre exemplos de movimentos mais rápidos k a luz, que não envolvem particulas em si (coisa complexa :S, ja não sei onde li...) podendo portanto desrespeitar a relação entre massa-tamanho-velocidade cujo limite é a velocidade da luz (esta parte tá um pc enferrujada demais :S)

Grande assunto este dos buracos negros Smiley postem mais Cheesy (tou a gostar)
Registado

url=http://www.getfirefox.com/][/url]
Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão