Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
21 de Maio de 2012, 00:46:04
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: Problemas com o fórum? Contacte-nos.

+  NoFuturo
|-+  Geral
| |-+  Vidas
| | |-+  [França] Políticas de esquerda demasiado lacisvas?
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: [França] Políticas de esquerda demasiado lacisvas?  (Lida 981 vezes)
redhotmustang
Administrador NoFuturo
Administrator
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« em: 9 de Novembro de 2005, 21:24:45 »

Bom, mal ou bem, todos temos uma noção do que se passa nos arredores de Paris (163 carros e 1 autocarro incendiados; transportes públicos param às 19 horas em Lyon). E até noutros países europeus: Bélgica e Alemanha (28 carros incendiados).

A questão que coloco a discussão é a seguinte: quem tem a culpa? Os emigrantes? Os descendentes dos emigrantes? Os políticos? A marginalização dos mesmos?

Podemos ver as coisas sob dois pontos de vista completamente antagónicos:

1. Os emigrantes [para facilitar vou apenas escrever emigrantes, signficando tmb os seus filhos nascidos na Europa] são mal-tratados, vítimas de racismo e marginalização? Enfim serão eles mesmo as vítimas e esta apenas a reacção?

2. Ou, por outro lado, a culpa é duma política demasiado branda, do "deixa andar deixa fazer", que "não lhes façam mal que é racismo"? De constante ignorar da emigração ilegal e, por conseguinte ir deixando entrar mais e mais emigrantes para ficarem desempregados e se automarginalizarem?

O primeiro ponto de vista é claramente de esquerda o segundo é mais de direita. Mas pensemos um pouco. Qual dos lados tem mais razão?

Será justo marginalizar pessoas que são apenas emigrantes das ex-colónias das pontências europeias?

Ou, doutro ponto de vista, que culpa têm os cidadãos naturais dos países afectados pela violência que pagam os impostos. Que tentam trabalhar e não podem pois os empregadores preferem pagar a um emigrante ilegal que recebe um terço?

Se os emigrantes revoltados se sentem injustiçados, quando começará a revolta dos cidadãos naturais das sociedades europeias?
Registado

nitropt
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2005, 15:13:56 »

Eu acho que é uma mistura desses 2 pontos que referiste.

A política francesa relativa às emigrações pode não ter sido a melhor, pois foi muito abundante e não foi feita de forma correcta, visto que foram aparecendo autênticos guettos sem muitas condições nos arredores das grandes metrópoles. Acho que neste aspecto a emigração devia ter sido feita de forma mais controlada.

Depois também há o problema dos emigrantes se sentirem discriminados e serem vítimas de racismo, que serviu de pretexto para estas manifestações de violência. Mas para mim o principal problema foi mesmo as políticas francesas sobre este assunto, que pôs em causa a própria estabilidade do país.
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2005, 01:43:28 »

Citação de: "nitropt"
Mas para mim o principal problema foi mesmo as políticas francesas sobre este assunto, que pôs em causa a própria estabilidade do país.

Esclarece melhor este ponto: referes-te a que assunto: emigração descontrolada ou discriminação?

Tmb penso que há culpa de parte a parte. Tive a ouvir os emigrantes e eles dizem que em qq lado, mesmo com curso superior, boas notas e grande inteligência são postos de lado.

Também pensei que estivessem a fazer como em Portugal que lhe pagassem menos e assim os franceses de gema não tinham emprego e por isso eles é que deviam estar lixados. Mas pelos vistos, são os emigrantes que nem emprego têm.

Os países têm de começar a controlar mais fortemente a emigração.
O pessoal diz muito mal da América, que são isto e aquilo, mas pronto... se calhar as suas políticas têm razão de ser.

E penso que os talibãs ainda se aproveitam do facto da opinião pública criticar os americanos em alguns aspectos para se sentirem mais à vontade para fazer os atentados. Mas isso é outra história.
Registado

nitropt
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2005, 17:45:28 »

Eu referia-me mais à emigração descontrolada, porque se tivesse sido controlada desde o ínicio, não haviam agora os graves problemas de discriminação.

Imagina, por exemplo, que o nº de imigrantes em Portugal era muito maior e que chegavam constantemente povos completamente diferentes ao nosso país. Estou certo que muita gente, principalmente os mais conservadores, iam sentir as tradições e a cultura portuguesa ameaçadas, porque era como se outros povos se "apoderassem" do nosso país.
Logo, a forma mais fácil de resolver estes problemas era terem controlado a emigração. Agora não sei o que podem fazer.
Registado
Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão