Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
21 de Maio de 2012, 00:51:07
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: NoFuturo - O melhor Portal da Internet Portuguesa

+  NoFuturo
|-+  Geral
| |-+  Ciência e Ambiente
| | |-+  Era espacial da treta!!
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: Era espacial da treta!!  (Lida 2000 vezes)
Gocho
Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« em: 22 de Novembro de 2005, 02:20:45 »

Já reparam que a era espacial está a ser uma treta! Uns querem ir a Marte, outros querem ir a lua, outros ficam contentes em mandar satélites lá para cima, e no meio de isto tudo todos se queixam que não há dinheiro. Depois do acidente com o vaivém da nasa, toda a gente parou para reflectir um pouco sobre os projectos espaciais, mas acho que exceptuando alguns, a maior parte reflectiu para o lado errado. Por exemplo, a NASA! Querem ir a lua a esta altura do campeonato… Mas ir a lua fazer o que?? Não há nada na lua que justifique tamanho investimento! E porque construir um novo veiculo do tipo Apolo…..para transportar astronautas?? Para mim isso vai ser deitar dinheiro ao lixo. Na minha opinião a NASA sofre de duas coisas graves, falta de dinheiro e de visão. Porque não pensar em exploração espacial a sério. E já que toda a gente pede dinheiro, porque é que as agencias espaciais de todo mundo não se juntam e lutam por objectivos comuns.

Acho que há algumas coisas que se deviam fazer:
1º lançamento de satélites comerciais – deixem isso para os privados!
2º lançamento de satélites militares – gastem o dinheiro em coisas úteis!!
3º ir á lua - para que?
4º estação espacial – concluam o raio da coisa, porque pelo menos essa é bastante útil
5º NASA – ok… o shuttle estava a precisar de reforma, mas construir outro Apolo?? Eles tem a tecnologia, tem os projectos, parece que vão ter dinheiro. Mas vão gasta-lo a ir á lua. Projectem algo verdadeiramente útil!
6º Veiculo espacial – sim, é necessário um. E que tal, as agencias espaciais reunirem-se, definirem prioridades, e realizarem projectos comuns, certamente gastariam menos e rendia muito mais.

Pensem! O programa shuttle foi projectado a pensar em 50 viagens por ano, mas nem 1/5 fazia. Se toda a gente se juntar, fazem uma máquina em condições, rentável, porque iria trabalhar para toda a gente, e ai teríamos uma verdadeira indústria espacial. Acho que depois, então, poderíamos e teríamos muito boas condições para pensar em ir a lua e mais além…

Bem este texto talvez vos parece um pouco esquisito, mas também a esta hora… comentem ai, que ainda vamos tirar algumas conclusões interessantes. Cumps
Registado

img]http://portal.portugalfolding.com/dump/PortugalFoldingnb.jpg[/img]
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2005, 14:06:20 »

Também que andam a perder tempo meio a brincar, meio a gastar dinheiro à toa.

As tuas ideias são válidas mas não estou a ver, especialmente os americanos a partilhar seja o que for. Um projecto europeu (já existe) ainda acredito, mas com os americanos eles cortavam-se logo.

Se bem que se aceitassem seria acelerar drasticamente a conquista espacial.

Que raio vão fazer à lua? Se ainda colocassem lá uma estação espacial para enviar missões a marte até era boa ideia. Tipo posto de abastecimento intermédio. (Não sei se é esta a ideia).

Muitas destas tretas são cenas políticas. O equivale a perda de tempo, aliás os próprios cientistas não devem curtir muito, mas só lhes resta encolher os ombros e fazer o que lhes deixam.
Registado

Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2005, 18:10:46 »

Citação de: "Gocho"

4º estação espacial – concluam o raio da coisa, porque pelo menos essa é bastante útil

Quem anda a assegurar a manutenção/montagem da estação...... é unicamente a Rússia.

É verdade para que querem ir á lua??? será que têm interesses economicos e não os querem divulgar??
Registado

img]http://good.home.sapo.pt/bar.gif[/img]
http://www.ptwebsite.com/?ref=GLV
http://Http://goncalo.info
metralha761
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: 24 de Novembro de 2005, 00:58:08 »

Ir a lua ou marte.

É mais o q disseram, politiquices, mas tb é com elas q consegue algua coisa mais.

Ivestimento vs lucro(não só monetario) é negativo, mas tb ... uma comunidade mundial??? Epa a europa é o unico continente tao divido e com os paises mais pequenos.

O mais fantastico é q nos conseguimos nos unir para alguns projectos. Os americanos sao mt arrogantes e não aceita mt bem alianças.

A russia ... são os meus grande admiradores, têm inteligencia, e dinheiro ... mt pouco. Ao contrario dos americanos, q têm dinheiro mas não têm inteligencia Tongue

O idial seria, construir uma base na lua e atravez dela o resto.

Agora questionome, pq é q ainda nao arranjaram solução mt mais economica para descolagem espacial? Eu nao percebo pq é q continuam a lançar verticalmente po espaço ... é um desperdicio de energia brutal.

Acho q complicam algumas coisas simples Sad
Registado

ttp://www.ideiasinc.net <--- Depositem as vossas ideias.
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #4 em: 24 de Novembro de 2005, 18:10:52 »

Também concordo com o metralha. Lançamentos verticais que muitas vezes dão problemas... para quê?

Tipo há aviões a jacto (ou já houve) que sairam da atmosfera na boa entrando no espaço.

Os foguetões têm uns jactos (ou raio é) que mal chegam lá acima se livram deles.

Se é uma questão de gasolina ou assim, construía-se uma base lunar ou uma estação de serviço com muito fuel e depois haviam pequenos foguetões que depois de partir estilo aviões reabasticiam lá em cima.

E para fornecer o fuel à estação-de-serviço enviam foguetões cisterna. Assim haviam mais missões nos pequenos foguetes e os grandes foguetões só iam encher as bombas.
Registado

Gocho
Colaborador Nofuturo
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #5 em: 24 de Novembro de 2005, 20:20:00 »

Citação de: "gimbras"
Tipo há aviões a jacto (ou já houve) que sairam da atmosfera na boa entrando no espaço.

Existe tecnologia para isso, mas ainda está no papel... falta é vontade de investir! A mim cheira-me que essa cena de contruir um "APOLO kitado" é um tacho para alguém.
Registado

img]http://portal.portugalfolding.com/dump/PortugalFoldingnb.jpg[/img]
Andre_Oliveira
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #6 em: 24 de Novembro de 2005, 22:20:09 »

Citação de: "gimbras"
Também concordo com o metralha. Lançamentos verticais que muitas vezes dão problemas... para quê?

Tipo há aviões a jacto (ou já houve) que sairam da atmosfera na boa http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/e/ec/Buran_AN-225.jpgentrando no espaço.

Os foguetões têm uns jactos (ou raio é) que mal chegam lá acima se livram deles.

Se é uma questão de gasolina ou assim, construía-se uma base lunar ou uma estação de serviço com muito fuel e depois haviam pequenos foguetões que depois de partir estilo aviões reabasticiam lá em cima.

E para fornecer o fuel à estação-de-serviço enviam foguetões cisterna. Assim haviam mais missões nos pequenos foguetes e os grandes foguetões só iam encher as bombas.

Existem sim aviões, que fizeram o chamado voo suborbital ( que é mais ou menos a acima de 100 KM), mas apenas por breves periodos de tempo. O problema é que a essas altitudes quase nao há oxigénio, pelo que os reactores convencionais não são opcção.

Acho que definitivamente, lançamento vertical dá muitos problemas, e uma solução mista (vaivem espacial) não é solução. Já existem vários projectos em papel para novos shuttles, mas nada foi posto em prática.

Só mais uma nota, para quem não saiba, os russos tb tinham um vaivem, chama-se Buran, e apenas fez um voo, mas com muito sucesso, pois foi completamente controlado remotamente (não tinha tripulação).

Registado

owered by: LG LM50 34GP + SB Audigy ZS!

gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2005, 00:13:04 »

Pois é! A falta de dinheiro às vezes é um mal que traz o bem: os russos com pouco dinheiro esmeram-se mais para ter sucesso e por isso as coisas saiem melhores. Ou então escondem melhor os fracassos.

A história que eu disse do primeiro avião a jacto que furou a atmosfera e depois voltou à terra. Era um projecto canadiano que inclusivé deu origem a um filme com Dan Arkroid (mal escrito?), mas teve de ser abortado por falta de fundos.

O funny thing era que a aerodinâmica deste avião foi baseada numa ... garrafa de coca-cola.
Eles não acertavam na aerodinâmica e fartos de testar modelos num túnel de vento, olharam para uma coca-cola e meteram-na lá dentro... Foi inspirador.
Registado

Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão