Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
8 de Janeiro de 2009, 16:47:01
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: Problemas com o fórum? Contacte-nos.

+  NoFuturo
|-+  Geral
| |-+  Vidas
| | |-+  Portugal: 20 anos na UE
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: Portugal: 20 anos na UE  (Lida 9827 vezes)
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« em: 2 de Janeiro de 2007, 18:06:37 »

Pois é!

Passaram 20 anos desde que Portugal entrou na União Europeia.
Portugal e a Espanha entram na UE a 1 de Janeiro de 1986 (na altura designada por outro nome).

Queria ouvir as vossas opiniões sobre as vantagens e desvantagens até agora nestes 20 anos de adesão.

Cumps.
Registado

CR9
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #1 em: 6 de Janeiro de 2007, 23:09:02 »

Não faço ideia.  :lol:

Só sei que com a entrada dos novos paises so temos a perder.  :roll:
Registado
devil
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #2 em: 7 de Janeiro de 2007, 00:54:39 »

Pra já recebemos muito dinheiro da UE para a reconstrução de Portugal, já k naquela altura Portugal estava numa grande crise, depois podemos viajar, estudar, trabalhar muito mais facilmente para qualquer outro estado-membro, os negócios e o mercado está muito mais facilitado com esta união do euro e ainda temos algumas vantagens como o tribunal europeu e outras instituições.

Desvantagens e que temos que cumprir as regras (mas será realmente uma desvantagem?) e que podemos ser manipulados que não e muito provável (ou não :? )

Por isso acho que foi uma boa coisa termos aderido à União Europeia, alem disso acho que a união europeia tem mais ética de que qualquer outra já que somos uma das poucas organizações que o Estados Unidos não financiam.
Registado
ricardo_03
Iniciado
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: 7 de Janeiro de 2007, 15:44:09 »

Concordo com a adesão á UE mas não concordo com a adesaão ao Euro.
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #4 em: 8 de Janeiro de 2007, 00:30:21 »

Eu cá gosto do Euro. Só não curto os arredondamentos que se fizeram para aproveitar e aumentar os preços das cenas.

Foi óptimo termos aderido à UE, porque somos forçados a trabalhar no duro para cumprirmos aquilo que a UE determina. E assim sempre se evolui.

Cumps.
Registado

nitropt
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #5 em: 15 de Janeiro de 2007, 14:14:28 »

Penso que a adesão à UE foi essencial para o desenvolvimento do nosso país, quer em termos económicos quer em termos sociais.
Em primeiro lugar, sendo Portugal uma democracia muito jovem no momento da adesão, era fundamental estabilizá-la e credibilizá-la. Após o Estado Novo, encontrámos grandes dificuldades económicas e para manter o sistema democrática era muito importante que a população em geral acreditasse nele e que visse resultados práticos. Foi então com os grandes subsídeos europeus que conseguimos modernizar o país e fornecer à população uma melhor qualidade de vida. Se não conseguimos resultados melhores a nível económico, a culpa é exclusivamente nossa, porque as condições para nos desenvolvermos estavam todas lá. Portanto, do ponto de vista político e económica a adesão essencial e benéfica para todos os que apoiam a democracia e o desenvolvimento.
Depois também há a vertente social que, como já referiram, a adesão permitiu-nos maior facilidade em viajar, trabalhar, estudar, etc. é óbvio que também abrimos as nossas portas aos outros cidadãos europeus, mas penso que todo este intercâmbio é benéfico.

A nível de desvantagens, penso que a única que pode ser apontada é a perda de soberania de Portugal, mas desde que os portugueses vivam num sítio seguro e com qualidade de vida, não assume extrema importância o facto de o nosso Estado ter que obedecer a uma entidade superior.
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #6 em: 15 de Janeiro de 2007, 14:16:47 »

Concordo com o que disse o nitropt:
Citação de: "nitropt"
Se não conseguimos resultados melhores a nível económico, a culpa é exclusivamente nossa, porque as condições para nos desenvolvermos estavam todas lá.

Não aproveitámos e só soubemos queixar-nos.

Houveram coisas negativas, mas muitas mais positivas que não soubemos aproveitar.

Cumps.
Registado

LuisFilipe
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #7 em: 8 de Fevereiro de 2007, 23:57:26 »

Acho que continuamos na estação a ver comboios passar.

Culpas ?

Bem, de todos mas não de todos.

Não existe capacidade de liderança e dos poucos que a têm são postos de parte
porque são inconvenientes (criticam sempre que devem criticar e só devem criticar quando os criticados acham que deveriam ter criticado)
porque são sérios e isso é uma menos valia visto que quanto menos lhes têm a apontar mais perigosos são
porque têm normalmente uma visão mais abrangente, mais objectiva e mais sóbria sobre os problemas e o futuro e isso também não convém visto que os superiores têm o exclusivo disso tudo.

E basta ver que o homem que fez amen a tudo o que a EU quis ganhou agora a presidência só para admitir que não investiu na educação (pena)

E já vem de volta com os centros de decisão ! Bem não engordamos já o numero suficiente de chupistas ?

E já são dois primeiros ministros que ganham as eleições com mentiras descaradas, um por 12º escolha da EU lá fugiu para a comissão enquanto que o outro ainda nos anda a atazanar.

Se se vende o exclusivo do cobre por 200 milhões de euros (bem já o pagamos com língua de palmo e vamos continuar a pagar) quando outros evitam criar exclusivos, monopólios etc... (e preparam-se para vender a REN claro que com exclusivo aí será de quê ? Aço ?

Se fazem acordos com a M$ em vez de promover software aberto como fazem os alemães e os franceses

Se se gabam que os portugas são mal pagos e não se queixam

Se querem reduzir o déficit com aumento de impostos em vez de reduzir os gastos

Querem o quê milagres ?

O D. Sebastião ? (para quê ? o gajo era parvo todos os dias)
...

A União Europeia era inevitável visto que cada vez fazia menos sentido a existência de fronteiras.

Eu sou um europeu acho que sempre fui (também ajuda o fraco país onde vivo)
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #8 em: 9 de Fevereiro de 2007, 00:53:52 »

Em relação às "mentiras" do Sócrates para se eleger, se eu fosse a ele tmb tinha mentido, era a única forma de tirar o morcão que lhe estava a estoirar e a mal governar o país. Ao menos o Socras anda a fazer alguma coisa, doa a quem doer.
Registado

Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão