Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
8 de Janeiro de 2009, 18:01:56
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: Problemas com o fórum? Contacte-nos.

+  NoFuturo
|-+  Geral
| |-+  Vidas
| | |-+  O maior português de sempre
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: O maior português de sempre  (Lida 1473 vezes)
nitropt
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« em: 15 de Janeiro de 2007, 15:46:54 »

Estive a ver nas últimas duas noites este programa da rtp e acho um tema com algum interesse. Não sei se conhecem a lista mas, a meu ver, é óbvio que tem alguns nomes que não me parece que possam ser considerados como os melhores portugueses. No entanto, acho engraçado ver quais as personalidades que o povo português mais aprecia.

Os 10 finalistas em que, de entre os quais, se vai eleger o melhor é a seguinte: D. Afonso Henriques, Álvaro Cunhal, António de Oliveira Salazar, Aristides de Sousa Mendes, Fernando Pessoa, Infante D. Henrique, D. João II, Camões, Marquês de Pombal e Vasco da Gama.

Eu ainda não sei qual para mim é o melhor, apesar de estar mais inclinado para D. Afonso Henriques e para Fernando Pessoa. Mas acho que hoje à noite vai haver um debate em que cada uma das personalidades vai ser defendida por alguém, deve ser interessante.

E para vocês, quem é o melhor?
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2007, 15:10:18 »

Fernando Pessoa: foi, sem dúvida, um génio. Talvez o maior cérebro português. Na literatura, foi, sem dúvida.

E claro os nossos fundadores. Os primeiros portugueses Cheesy

Cumps.
Registado

CR9
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2007, 17:23:23 »

Por mim ganhava o Alfredo da Silva.

Mas ja que nem chegou ao top 10 talvez D. Afonso Henriques.
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2007, 18:46:44 »

Citação de: "CR9"
Por mim ganhava o Alfredo da Silva.

Não conhecia essa personalidade. Fui ver à WikiPédia (Alfredo da Silva).

Bem interessante, podia ainda ter sido mais bem sucedido, não fosse o Salazar cortar-lhe as pernas em dois negócios. E, provavelmente o País teria evoluído bem mais.

Cumps.
Registado

CR9
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #4 em: 17 de Janeiro de 2007, 18:18:27 »

Yap, para quem não sabe o Barreiro ha 100 anos não era nada. Esse individuo e que desenvolveu aqui isto, isto ja foi a maior zona industrial do país. Também fundou o clube da terra. :mrgreen:

Mas ok, segundo os meus avós ás vezes não se podia sair a rua por causa do fumo das fabricas, tinha-se que andar com lenços no nariz, e de ires a beira do Tejo e encontrares bolas de nafta a flutuarem. Agora ja nao ha nada de isso.  :lol:
Registado
nitropt
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #5 em: 17 de Janeiro de 2007, 19:27:49 »

Mesmo assim o Barreiro continua a estar bastante poluído em relação a outras cidades, mas não deixa de ser um lugar de que gosto muito, até porque as minhas melhores recordações de infância foram lá passadas. Smiley

Em relação ao grande português, estive a pensar e acho que não posso considerar o Fernando Pessoa como tal. É certo que foi um grande poeta com uma personalidade muito complexa e que me fascina muito, mas se formos a ver, era um indivíduo que deixava os seus projectos a meio e vivia constantemente frustrado e deprimido. Considero-o um português genial, talvez o mais genial que conheça, mas o "grande" português para mim não pode ter as características que referi. Deixou uma obra genial, mas foi uma pessoa triste.
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #6 em: 18 de Janeiro de 2007, 16:52:16 »

Citação de: "nitropt"
Em relação ao grande português, estive a pensar e acho que não posso considerar o Fernando Pessoa como tal. É certo que foi um grande poeta com uma personalidade muito complexa e que me fascina muito, mas se formos a ver, era um indivíduo que deixava os seus projectos a meio e vivia constantemente frustrado e deprimido. Considero-o um português genial, talvez o mais genial que conheça, mas o "grande" português para mim não pode ter as características que referi. Deixou uma obra genial, mas foi uma pessoa triste.

Penso que todos os génios nunca são pessoas totalmente realizadas. É impossível, descuram sempre ou, pelo menos quase sempre, a vida pessoal em função da vida profissional. Por isso, por esse prisma, não deveríamos desconsiderar o grande Fernando Pessoa.

Mas, por outro lado, és capaz de ter razão. Tem de ter sido alguém que tenha feito algo de inegável valor para Portugal. Para mim, o maior Português, tendo isto em consideração, só pode ser um Descobridor, um Navegador, um Conquistador, ou mais rapidamente um dos Fundadores do País.

Cumps.
Registado

CR9
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2007, 19:38:36 »

Citação de: "nitropt"
Mesmo assim o Barreiro continua a estar bastante poluído em relação a outras cidades, mas não deixa de ser um lugar de que gosto muito, até porque as minhas melhores recordações de infância foram lá passadas. Smiley

Sim é verdade, mas mesmo assim está muito menos poluido que a uns anos, muitas industrias fecharam e penso que se tem feito alguma coisa. Agora vão contruir uma ETAR, alguma coisa está a evoluir.

Cumps.
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #8 em: 28 de Janeiro de 2007, 12:06:55 »

Então novidades sobre o programa? Eu como não acompanho na RTP tenho de perguntar.

Cumps.
Registado

nitropt
Emblema de Bronze

Ver Perfil
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2007, 18:27:43 »

Pelo que sei vão haver documentários sobre cada um dos dez finalistas, mas não sei datas nem horários. Já agora vejam hoje o Prós e Contras na RTP sobre o referendo do aborto.
Registado
gimbras
Emblema de Ouro

Ver Perfil WWW
« Responder #10 em: 30 de Janeiro de 2007, 11:52:53 »

Também podem ouvir esta semana os debates na TSF (acho que é a partir das 20 horas depois das notíciasl) sobre o tema da Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.

Cumps.
Registado

Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão